Associando textos ao caminho

From Scribus Wiki
Jump to: navigation, search
Este artigo é parte da seção de Tutoriais.
Instalação Uso Questões sobre PDF DTP Outros
Voltar para a página principal

Versão em inglês.

Iremos mostrar de forma breve como associar textos a um caminho no Scribus.

Primeiros passos

Textpath3.jpg Podemos ver na imagem uma linha "arbitrária" -- vamos chamá-la "linha de controle" para facilitar, e um quadro de texto com uma citação de Louis Pasteur. Não há nada de especial neste quadro de texto. Ele foi criado usando a ferramenta quadro de texto na barra de ferramentas do Scribus e depois teve seu texto inserido através do Editor de História.
Você pode tentar configurar a fonte e o tamanho do texto corretamente, mas, como veremos a seguir, não vale apena gastar muito tempo fazendo ajustes agora, já que nós podemos editar essas configurações posteriormente.

Em particular, essa linha foi feita a partir de uma forma circular convertida em curva de Bezier (Menu de contexto: Converter em > Curva de Bezier ou menu Item > Converter em > Curva de Bezier) que foi "quebrada" e editada na forma que você vê aqui. Mesmo que você não edite sua forma ou polígono, é importante converter em curva de Bezier para que a associação funcione.

E agora, a mágica

A seguir, selecione a curva e o quadro de texto. O modo mais fácil pode ser clicar, segurar e arrastar usando o botão esquerdo do mouse de modo a selecionar os itens (modo de seleção de item).

Depois de selecionado, clique Item > Associar texto ao caminho. Você terá algo como isto (mostrado depois de ajustar o texto para preencher a linha).

Textpath1.jpg Funciona, mas ainda não está agradável ao olhar.

Note como algumas letras ficam coladas em aplications...

Pode ser um truque visual, mas queremos que seja legível também.

Editando a fonte

Para ajustar o posicionamento das letras, clique no objeto e abra o Editor de História. Você verá o seu texto disponível para edição.
Nós podemos ajustar o tamanho da fonte, espaçamento individual das palavras e até mesmo de parte das palavras. Lembre-se: Você não tem de fechar o Editor de História para visualizar as alterações; basta clicar em Atualizar quadro de texto (Teclas Ctrl+U), mas não em Atualizar quadro de texto e sair. Ajuste a janela do Editor para que você visualize o texto em questão.

Outra maneira de editar as propriedade do texto é usar o aba Texto da paleta de propriedades que oferece diversas opções de edição da aparência do texto. Todos os recursos, excetuando-se alinhamento e espaçamento de linha (o que não faria sentido aqui) estão disponíveis.

Adicionalmente, uma vez que você tenha fechado o Editor de História, vá na opção Editar forma da aba Forma na paleta de propriedades e edite a linha de controle conforme o desejado enquanto o texto estiver associado. À direita, você vê o resultado final.

Textpath2.jpg