Como criar uma brochura

From Scribus Wiki
Jump to: navigation, search
Este artigo é parte da seção de Tutoriais.
Instalação Uso Questões sobre PDF DTP Outros
Voltar para a página principal

Versão em inglês.

Como criar uma brochura

OBS:Também conhecido como Broadside aqui no Brasil (quando com mais de uma dobra).

Eu devo começar dizendo que “brochura” pode ser uma em várias diferentes peças em tamanho. Existem diversas maneiras de fazer uma brochura. Aqui, vou citar algumas. Para este artigo eu focarei na definição de tamanho comercial mais comumente usado nos EUA e no Canadá, o “Cartão de partileira” (Rack Card)/Brochura. Se você já ficou alguma vez em um hotel, em algum lugar perto da recepção, provavelmente viu que há um grande rack contendo várias brochuras, panfletos e folhetos de anúncios e propagandas de diversos lugares como restaurantes hotéis e lugares.

O foco deste artigo é descrever como configurar seu documento no Scribus para você poder produzir uma brochura com as medidas e impressão corretas. No fim, irei citar algumas dicas, mas isto não é um tutorial de tipografia, de criação de layout ou de como fazer uma estonteante brochura que todos perceberão. A final, você é o profissional e o Scribus apenas uma ferramenta de trabalho.

Notas sobre os termos usados: Painel refere-se as páginas atuais no fim da brochura. Eu me refiro ao tamanho de páginas aqui como o seu tamanho médio de página no Scribus. Nós apenas vamos usar 2 layouts de página (frente e costas ou exterior e interior). Guias serão postas para ajuste e marcas de corte e dobra serão colocadas na área de sangria (fora das guias de ajuste). Layouts mais complexos terão “capa”, “costas da capa”, “interior da capa” e “interior da costas da capa”. Esta termologia não é comum já que não existe um “padrão” próprio para isto. Aconselho que você use o tradicional 1-2-3-4 (no caso de 4 faces) comumente conhecido no mundo gráfico. Todas as dimensão aqui citadas são em pontos (polegada) “inches” e frações de pontos (devido o artigo ter sido feito por um americano). Este sistema métrico é terrível e usado principalmente nos EUA e Canada. Sempre faça seu trabalho no sistema S.I. ao menos que seja pedidos o sistema americano.

O “cartão de partileira”

A brochura mais básica é o “cartão de partileira”. É uma simples peça de papel de 4 x 9 com as informações impressas em ambos os lados (geralmente). Eles normalmente são impressos em um papel de gramatura média, geralmente 65 a 80 libras (por volta de 90 a 150 gm²), com ou sem acabamento. O conteúdo comumente impresso nestas brochuras são preços, taxas e outras informações e são encontradas próximas do balcão de checagem (check-in/out), colocados na sua própria partileira.

A “brochura com dobras”

Bom, agora as coisas se tornaram um pouco mais difíceis. Adicionar painéis à brochura faz com que ela nos ofereça mais opções de layout, sem mesmo adicionar um simples gráfico. Adicionar 2 painéis a uma brochura é algo simples. O seu tamanho de página agora é 8 x 9 com dobras de 4 x 9. Isto, assumindo que você quer abri-la como um livro na vertical. Você pode abri-la de cima pra baixo, resultando em uma página de 4 x 18. Isto pode ser usado como uma brochura extremamente vertical ou rotacionada para ser usada na horizontal, criando um grande impacto visual na dimensão da peça.

Uma vez que você tenha adicionado os 2 painéis, o tamanho de sua página talvez precise de ajustes para que a peça tenha um boa disposição. Uma brochura de três “abas” adiciona um amplo painel de 3-15/16” no fim dos dois painéis de 4” posteriores, resultando em um tamanho médio de pagina de 11-15/16” x 9. O terceiro painel é reduzido por 1/16” então ele pode ser dobrado dentro dos dois primeiro sem atingir a primeira dobra interna.

Uma brochura de três painéis (abas) em formato de acordeon não precisam da redução, já que um painel nunca dobra-se dentro do outro. O tamanho médio de página no Scribus para uma brochura em forma de acordeon é de 12 x 9, sendo que você pode adicionar quantos painéis quiser, já que eles sempre ficarão do mesmo tamanho.

Uma brochura de quadro painéis (abas) dá até mais opções de dobra e de layout. As dobras se abrem (como demonstrado na figura) como um portão e assim como no exemplo anterior, precisarão de uma redução de 1/16”, chegando a tamanho de 3-7/8”. Já em brochuras de 4 painéis de abas duplas, usam-se dois paineis de 4” e dois de 3-15/16”, como no “portão” mais com um posicionamento diferente. A principal desvantagem do formato “acordeon” é a possível desorganização que ele pode causar quando utilizadas mais de 3 painéis. Mapas de estradas geralmente são neste formato, causando dificuldade na hora de dobra-los na posição original.

BrochureFolds.jpg