Entendendo o Scribus:11

From Scribus Wiki
Jump to: navigation, search
 Entendendo o Scribus
Autores atuais:   Autores da Wiki do Scribus
Autor original:   Niyam Bhushan, 2004
Licença:   GNU Free Documentation License, Versão 1.2
Título original:   Get Started With Scribus 2006
    
 Capítulo XI
editar

Introdução

  1. O que você pode fazer no Scribus
  2. Scribus e seus primos
  3. Em branco...
  4. A Capa
  5. Trabalhando com camadas na página
  6. Criando múltiplas páginas
  7. Criando layouts de página definitivos
  8. Design com gráficos e liberdade
  9. Mandando ver com gráficos SVG
  10. Publicar exige Liberdade.PDF
  11. Viajando à velocidade do Scribus
  12. Contribuidores
  13. GNU Free Documentation Licence

Viajando à velocidade do Scribus

O Scribus tem recursos bastante avançados e maduros que você apreciará cada vez mais que usar o Scribus e ficar mais experiente nele. Por exemplo: Uma vez que você tenha dezenas de figuras ligadas a um documento do Scribus (as fotos não são adicionadas dentro do arquivo-fonte, elas são apenas linkadas por um link simbólico), o gerenciamento destas pode ser um verdadeiro pesadelo ao menos que você use o Gerenciar imagens (no menu Extras). Links falhos podem ser reparados ou novas versões das imagens podem ser usadas sem ter de apagar e substituir manualmente cada uma.

Clique para ampliar

Para acentos especiais, marca diacríticas e outros caracteres, edite o texto de um quadro de texto e clique sobre Caracteres dentro do menu Inserir. A coleção completa de caracteres da fonte selecionada é exibidas para que você possa apontar e clicar. Experimente.

Você deseja navegar rapidamente através das páginas do documento e encontrar um elemento em particular? Vá ao menu Janelas > Delineado para abrir uma diálogo que mostra uma lista estruturada dos objetos em seu documento divididos por páginas e relações.

O Scribus suporta a linguagem Python o que ajudou muitas pessoas a escrever incríveis scripts que automatizam diversas tarefas. Se você sabe Python, você pode criar alguns scripts extremamente sofisticados para assistir ao seu trabalho enquanto você cria sua publicação.

Use o LittleCMS para ajustar a calibração do seu monitor no Gnu/Linux bastante parecido como você faria no utilitário Adobe Gamma no Mac ou Windows. Aqui vai uma captura de tela de um perfil de um monitor comparados ao modelo de cor CIE.

Clique para ampliar

O botão Tabelas na janela principal do Scribus gera tabelas rapidamente em seu layout. No momento ainda é um tanto rudimentar mas já há planos para seu aprimoramento roadmap do Scribus 1.4. Similarmente, línguas não-latinas serão suportadas no mesmo espaço de tempo.

Finalmente, a grande força do Scribus são as pessoas por trás dele. Eles trabalham 24 horas por dia criando novas versões a cada noite. Caso você fique travado, eles o ajudarão a resolver sua dúvida e até assisti-lo ao vivo pelo IRC. Se você achar que precisa de algum recurso em especial que o Scribus ainda não tenha, dê uma passa no bugs.scribus.net e preencha o formulário com o seu pedido (em inglês).

Esperamos que você tenha achado este tutorial instrutivo. Por favor, adicione, melhore e compartilhe este tutorial. Ele pertence a todos. [Fim]