Instalando perfis ICC

From Scribus Wiki
Jump to: navigation, search
Este artigo é parte da seção de Dicas.
Instalação Uso Questões sobre PDF Outros
Voltar para a página principal

Warning Warning: This page is out of sync with the English original version (Ale, 2011-08-12)

Versão em inglês.

Requerimentos

Você precisará do littleCMS instalado em seu sistema (unix/linux). No topo direito da barra de menu, vá até o menu Ajuda e selecione Sobre o Scribus. A tela inicial mostrará informações sobre a compilação da versão do Scribus. Isto deve ser seguido por três letras C-C-T que significam as bibliotecas suportadas. Se alguma letra estiver faltando, exemplo, substituída por um *, significa que a biblioteca não está instalada. C=Cups, C=LittleCMS, T=TIFF, se você descobrir que o Littlecms está faltando, você terá que instala-lo (incluindo bibliotecas devel) e recompilar o Scribus.

Obtendo perfis ICC

A Adobe lançou um grupo de perfis para impressão CMYK sob um licença bastante liberal. Este seria um bom começo se você está planejando enviar arquivos do Scribus (em PS ou PDF) para impressão comercia. Estes perfis incluem os padrões dos EUA, UE e japonês. Para o padrão ECI (European Color Initiative), você pode obter alguns novos perfis ICC de acordo com o padrão ISO 12647-2. Eles devem refletir a capacidade de modernos processos de impressão, mas você deve checar com a sua gráfica. ECI Offset Color Standards. De fato, se você pretende utilizar o Scribus para impressão profissional/comercial, você deve checar qual tipo de modelo de suporte, acabamento e processo de impressão que serão utilizados. Peça a sua gráfica os perfis de cores ICC referente a máquina que você utilizará, caso a gráfica requira que o arquivo já esteja "fechado" para impressão.

Instalando perfis ICC

Disponibilizando os perfis para todo o sistema (Unix/Linux)

  • Como root ou sudo, copie os perfis ICC para a pasta $prefíxo/lib/scribus/profiles, onde prefixo na maioria dos sistemas será /usr ou /usr/local.
  • Você precisará no mínimo de um perfil ICC RGB e outro CMYK para que o gerenciamento de cores seja ativado.
  • Abra o Scribus, selecione o menu Arquivo > Preferências a então vá para seção Gerenciamento de cores e marque a opção Ativar Gerenciamento de Cores. Pronto.

Instalando perfis para usuário local

  • Certifique-se de fechar todos os documentos abertos.
  • Como um usuário normal, abra o Scribus, selecione Arquivo > Preferências... seção Geral na diálogo de preferências e defina o diretório de perfis ICC onde os perfis estão instalados.
  • Nas preferências, vá na opção Gerenciamento de Cor (o guarda-chuva colorido) e marque a opção Ativar gerenciamento de cores.
  • Você precisará no mínimo de um perfil ICC RGB e outro CMYK para que o gerenciamento de cores seja ativado. O Scribus 1.3.3.X já vem com um perfil comum.