Seu primeiro formulário PDF usando o Scribus

From Scribus Wiki
Jump to: navigation, search
Este artigo é parte da seção de Tutoriais.
Instalação Uso Questões sobre PDF DTP Outros
Voltar para a página principal

Versão em inglês.

Requerimentos:   
Sistema Operacional:   Qualquer  
Versão do Scribus:   1.3.3.X
Conhecimentos em DTP:   Iniciante
Navegador:   Um que suporte o plugin do Adobe
  Reader como o Firefox

Básico

Uma das maiores vantagens do Scribus é a possibilidade de criar formulários PDF com um JavaScript incorporado ao documento. Normalmente, os formulários de PDF são feitos para serem preenchidos pelo usuário em seus computadores e então impressos. Informações contidas em formulários PDF podem também serem enviadas através da internet a algum lugar remoto para processamento futuro (um servidor, por exemplo).

Ainda existem questões não resolvidas de formulários PDF no Scribus que devem ser solucionadas para o tornar completo no uso desta ferramenta. Por exemplo, há um problema relacionado ao comportamento dos botões de rádio (de marcação/seleção). Veja o pedido de recurso 866.

Ainda sim, o Scribus já é uma ferramenta útil na criação de formulários PDF para muita gente, e está se tornando cada vez melhor a passos largos. Aproveite!

Criando formulários PDF

É simples criar um novo formulário com o Scribus. Nós começamos com um clique no ícone Novo Documento ou usando o menu Arquivo > Novo.

Pdf form howto new doc.png

Diálogo de novo documento no Scribus 1.3.3.X


Vamos nos voltar para a grade, primeiramente (menu Visualizar > Mostrar Grade). Ela irá nos ajudar a colocar os campos de formulário corretamente na página. São necessários alguns quadros de textos para criar uma boa descrição de título e campo - alguns cliques no botão de quadro de texto (aquele ao lado da seta) e todos os quadros de textos estarão lá, de forma instantânea.

Pdf form howto grid menu.png

Use a grade para auxiliar no alinhamento


Tendo preenchido os quadros com o texto (como demostrado acima), nós podemos alterar as suas propriedades com a paleta Propriedades que pode ser encontrada no menu Janelas

Pdf form howto properties.png

A diálogo de propriedades


Agora adicione alguns campos de texto para o envio do formulário a uma URL. Para adicionar um campo, dê um clique simples na seta do lado direito do ícone OK e selecione o tipo de opção a ser exibida: Botão, campo de texto, caixa de combinação e caixa de lista.

Pdf form howto pdf form elements.png

Janelas de seleção de campos formulário


O elemento atualmente ativo do formulário tem a borda exibida na cor vermelha. Você pode selecionar um elemento utilizando a ferramenta de seleção (a seta ao lado do icone de quadro de texto).

Ulica.png

Posicionando o campo ao lado do quadro de texto


O clique com o botão direto do mouse em um elemento, ativa um novo menu de contexto. Escolha Opções de PDF > Propriedades de Campo e defina o nome dos campos (nós precisaremos dos nomes de campo do nosso script PHP cujo o forumlário será enviado), tipos (exemplo, números, data, hora) e ações a serem ocorridas em diferentes ações (Mouse Enter, Mouse Exit, On Blur e assim por diante).


Field properties appearance1.png

Propriedades de campo


Aqui estamos nós definindo o campo NÃO como um número. O Acrobat Reader não aceitará qualquer coisa que não seja uma entrada válida.

Field properties format1.png

Propriedades de campo


Para alterar a atual ordem das abas do seus campos de formulário, simplesmente abra a paleta de Propriedades e clique sobre a aba X,Y,Z. Altere o nível do campo selecionado.

Field tab order.png

Eleve ou rebaixe o elemento


Agora nós estamos definindo um script de validação personalizado para o campo Nome - depois de alterar o conteúdo dos campos, um som soará e um alerta será mostrado (não muito sofisticado, eu sei, mas ainda sim desmostra as capacidades do PDF). O Scribus possui o seu próprio editor de texto, o que nós habilita a salvar o script em um arquivo separado. Scripts personalizados podem não apenas serem definidos no nível do campo de formulário, mas como do documento como um todo (Editar > JavaScripts).

Js validate script.png

Script de validação


Depois de salvar o script e fechar o editor, o conteúdo do script será mostrado na Propriedades de Campo.

Field properties validate.png

Propriedades de validação de campo


Temos ainda que definir para qual o URL o conteúdo do formulário será enviado (existe um simples script PHP no destinatário que irá formatar e exibir os dados recebidos dos formulários). Escolha o botão de ação do tipo Enviar (ou Submit) formulário e entre com o endereço do nosso script PHP: scribus_test.php. Marque a opção Enviar dados como HTML para finalizar (a outra opção seria a de dados FDF, mas isso é uma história totalmente diferente).

Field action.png

Definindo a URL


A única coisa que resta a fazer é exportar o documento como PDF (use o menu Arquivo > Exportar > Exportar como PDF. Salve como Acrobat 5.0.

Pdf export.png

Diálogo de exportação de documento


Agora é a hora de executar o Acrobat Reader e ver o que nós fizemos. O Acrobat Reader 7 finalmente oferece a capacidade de exibir caracteres Unicodes dentro de campos de formulários - ótima notícia para todos que não falam inglês. Ambos os campos Nome e Rua possuem caracteres fora das fontes tipo Latin-1. O campo Não possui o valor padrão de 15 que fora posto anteriormente - no Scribus, apenas dê um clique com o botão direito no campo de formulário e selecione Editar Texto a partir do menu de contexto. Digite o seu valor padrão.

Acroread unicode.png

Definição do valor padrão

Testando e baixando arquivos de exemplos

  • Modelo de PDF (feito com o Scribus) - Abra este formulário e clique no botão Enviar (ou Submit neste caso). Se o seu navegador está configurado para trabalhar com o Adobe Reader, você deverá receber uma respota do script PHP.

Outras fontes de informação (em inglês)