Trabalhando com Páginas Mestre

From Scribus Wiki
Jump to: navigation, search

Versão em inglês.

Este artigo é parte da seção de Tutoriais.
Instalação Uso Questões sobre PDF DTP Outros
Voltar para a página principal
Requerimentos:   
Sistema operacional:   qualquer  
Versão do Scribus:   1.3.3.X
Conhecimentos em DTP:   iniciante

Por que Páginas Mestre?

Outros trabalhando com:

Barras de Ferramentas
Trabalhando com quadros de texto
Trabalhando com quadros de imagem
Trabalhando com o Editor de História

As Páginas Mestres servem como modelos pré-definidos. Se você irá usar diversos objetos como cabeçalhos, logotipos, imagens de fundo... repetidas vezes e num lugar fixo na página, nada como utilizar um modelo que já contenha esses elementos já preparados na página, economizando o tempo que seria gasto no posicionamento desses objetos.
Os objetos pertencentes à Página Mestre não podem ser alterados no modo de edição padrão. Há uma boa razão pra isso: Você poderia alterar "sem querer querendo" algum objeto no decorrer da produção e acabar mudando o layout de todas as páginas que usam aquele modelo.
A Página Mestre sempre pertencerá ao documento, ela não pode ser separada em um arquivo individual. Claro que você pode criar um modelo de arquivo contendo apenas as Páginas Mestres mais utilizadas e então usá-las na importação desses modelos em outros documentos do Scribus.

Como criar uma Página Mestre

Plano A

Crie um novo documento e selecione Editar > Páginas Mestre... (Imagem 1) para abrir a diálogo de edição de Páginas Mestre, alterando para modo de edição de PM (imagem 2).
Imagem 1

A PM Normal está sempre presente e não pode ser removida. Essa PM pode ser editada, mas é melhor deixá-la intocada em caso de adicionar outras páginas vazias.

Imagem 2
Imagem 3

Se você mover o mouse sobre os botões verá que algumas dicas de ferramentas aparecem (Imagem 2).

Começando pelo lado esquerdo:

  • Nova Página Mestre
  • Duplicar Página Mestre
  • Importar Página Mestre
  • Remover Página Mestre

Quando você clica no botão Adicionar nova Página Mestre uma janela aparece para que você forneça um nome, se desejar (imagem 3)

Dica: tente escolher um nome que tenha algo em comum com a função da página, assim você saberá do que se trata quando esquecer como a página é. O nome serve como uma pista aqui.

Depois de clicar em OK, você verá a janela Editar Páginas Mestre com a sua nova PM em destaque. Quando você tiver uma lista de PMs, basta clicar sobre aquela que você deseja editar (Imagem 4).

Quando você fechar a janela de edição, o Scribus mudará automaticamente para o modo de edição padrão.

Se você acha que precisa de uma PM similar a uma já existente, clique em Duplicar a Página Mestre selecionada, em vez de começar um nova PM do zero -- isto pode te poupar bastante tempo.

Imagem 4

Você também pode copiar a Página Mestre de um outro documento clicando no botão Importar Página Mestre de outro documento (imagem 5). Uma janela de navegação é aberta logo em seguida.

Imagem 5
Próximo: Clique no botão Alterar... para procurar pelo documento contendo a PM que você deseja importar. Escolha a Página Mestre e então clique no botão Importar.


Plano B

Você pode criar uma Página Mestre a partir do modo de edição padrão. O menu Página > Converter em Página Mestre mostra uma janela intitulada Converter Página em Página Mestre onde você pode dar nome a nova PM (similar à imagem 3).

Depois disto, você pode então ir ao menu Editar > Páginas Mestre para editar sua recém criada PM.

Imagem 6


Página dupla, tripla e quádrupla

Imagem 7
Imagem 8 - Página dupla
Imagem 9 - tripla
Imagem 10 - quádrupla

Ok, então como podemos usar esses conceitos com layout de páginas duplas, triplas, quádruplas?

Na verdade, é nessas ocasiões que você achará as PMs mais úteis e econômicas (tempo). Quando você criar um novo documento, selecione o layout desejado (Imagem 7).

Depois, crie sua PM como explicado acima. À direita, vemos porque o nome da PM é tão importante.

  • layout P.dupla (Picture 8)
  • layout P.tripla (Picture 9)
  • layout P.quad. (Picture 10)



Aplicando Páginas Mestres

À paginas vazias de um documento

Imagem 11
Imagem 12

Selecionando tanto Página > Aplicar Página Mestre (Imagem 6) quando Aplicar Página Mestre a partir do menu de contexto (clique com o botão direito sobre a página - Imagem 11) abre a janela Aplicar Página Mestre. Lá você poderá aplicar as PMs nas:

  • Página atual
  • Páginas pares
  • Páginas ímpares
  • Todas as páginas
  • ou definir um intervalo de páginas

Selecione as PMs desejadas no menu de lista de seleção nomeado Página Mestre.

A opção Páginas pares pode apenas ser aplicar quando o documento possui mais de uma página, obviamente. Também, aplicar a PM em um intervalo de páginas só funciona se Todas as páginas estiver marcado.

Imagem 13

Inserindo como uma nova página

Quando você insere uma nova página (menu Página > Inserir)) uma janela aparece permitindo a adição de uma ou mais páginas, além do posicionamento da fila de página e se as novas páginas devem conter elementos de Páginas Mestre (Imagem 13).

Note que a área Páginas Mestre expande-se de acordo com o seu layout.

Dica: A numeração de página funciona melhor com o Editor de História. Durante a edição da PM (no modo de edição de Páginas Mestre), crie o quadro de texto para a numeração numa posição adequada na página. Pelo Editor de História, selecione Inserir > Caractere > Número de página (Teclas Ctrl+Shift+Alt+P). Isto aparece como um jogo da velha # na janela do Editor de História, mas não significa um caractere de texto (shift+3).

Para um espaçamento adequado, use ao menos 2 desses caracteres especiais quando a numeração ultrapassar 2 dígitos (10-99), ou três (100-999 para três dígitos.



A primeira versão deste tutorial foi publicada originalmente no fórum alemão do Scribus.