Criando uma Tabela de Conteúdos

From Scribus Wiki
Jump to navigation Jump to search
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Este artigo é parte da seção de Tutoriais.
Instalação Uso Questões sobre PDF DTP Outros
Voltar para a página principal

Versão em inglês.

Básico

Atenção, isso requer o Scribus 1.3.0 em diante, ou seja, versões de desenvolvimento, não havendo suporte estável de tradução da GUI. Devido a isso, a tradução pode possuir problemas de consistência ligados principalmente a volatividade das strings nessas versões.

Configuração

Criar um Tabela de Conteúdo requer algumas modificações nas propriedades do documento antes que ele seja capaz de gerar a lista para você. Vá até o menu Arquivo->Configurações do documento e então vá até a seção Atributos de Documentos. Estes atributos são arquivos de metadata que podem ser anexados à qualquer item por inúmeras razões. Por exemplo, você pode querer colocar algum detalhe sobre o autor no quadro da lista de atributos. Por enquanto, basta criar um novo Atributo de Documento através do botão Adicionar. Apenas escreva TDC no nome do campo e deixe o resto em branco/padrão.

Criando um TDC

Há mais três passos necessários para fazer uso do gerador de TDC:

  • Vá até Arquivo->Configurações do documento e então abra a seção Atributos de Documentos e Índices. Adicione uma nova Tabela de Conteúdos se necessário e selecione TDC como o nome de atributo. Selecione o quadro vazio existente em seu documento que irá conter a tabela de atributos.
  • Clique com o botão direito do mouse no quadro de texto de deve gerar a entrada na tabela de conteúdos. Clique em Atributos (ou vá até o menu Item->Atributos). Se não houver nome de atributo para o TDC existente, adicione um, selecionando-o da lista. Você também deve fornecer um Valor. Este deve ser o nome da entrada na tabela de conteúdos.
  • Atualize a tabela de conteúdos selecionando Extras->Gerar Tabela de Conteúdos. Feito!