Entendendo o Scribus:9

From Scribus Wiki
Revision as of 06:03, 4 December 2006 by Ludi (Talk | contribs)

(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to: navigation, search
 Entendendo o Scribus
Autores atuais:   Autores da Wiki do Scribus
Autor original:   Niyam Bhushan, 2004
Licença:   GNU Free Documentation License, Versão 1.2
Título original:   Get Started With Scribus 2006
    
 Capítulo IX
editar

Introdução

  1. O que você pode fazer no Scribus
  2. Scribus e seus primos
  3. Em branco...
  4. A Capa
  5. Trabalhando com camadas na página
  6. Criando múltiplas páginas
  7. Criando layouts de página definitivos
  8. Design com gráficos e liberdade
  9. Mandando ver com gráficos SVG
  10. Publicar exige Liberdade.PDF
  11. Viajando à velocidade do Scribus
  12. Contribuidores
  13. GNU Free Documentation Licence

Mandando a ver com gráficos SVG

Chamas

O logo da chama é um tipo especial de gráfico chamado Gráfico Vetorial Escalável ou SVG, para encurtar. Ele pode ter seu tamanho alterado sem que haja distorção ou perda de qualidade além de ser editável através do próprio Scribus. Sim, até as cores do gráfico são importadas para a paleta de cores do Scribus que por sua vez também pode aplicar cores no gráfico, como feito no nosso exemplo. Note como o texto está em forma de curva e as capitulações automáticas na coluna de texto.

O SVG trata-se de uma linguagem XML para descrever de forma vectorial desenhos e gráficos bidimensionais, quer de forma estática, quer dinâmica ou animada. Umas das principais características dos gráficos vectoriais, é que não perdem qualidade ao serem ampliados. A grande diferença entre o SVG e outros formatos vectoriais, é o facto de ser um formato aberto, não sendo propriedade de nenhuma empresa. Foi criado pela World Wide Web Consortium, responsável pela definição de outros padrões, como o HTML e o XHTML.

Mais sobre SVG.

Ignição

Comece com uma nova Página Mestre e nome-a como "GyaanE". Copie e cole a faixa vermelha, o texto, o número da edição e o número de página de um outro modelo página (com a letra E de esquerda). Mude o texto da seção para "Educação", tudo em maiúsculo. Em Páginas > Gerenciar guias, adicione duas guias verticais em 65 mm e 70 mm e trave-as. Feche a paleta de Páginas Mestre. Adicione outra página no Gerenciar Páginas ou use o menu Página > Inserir....

De chama a chama

Você não precisa de um quadro de imagem para colocar um SVG, você pode fazê-lo diretamente. Arquivo > Importar... > Importar SVG, navegue pela pasta Imagens do FYug e selecione a imagem "Altamente-inflamável.svg" (em inglês) para importar. Um imenso gráfico preencherá a página. Selecione-o e altere o tamanho da altura e largura para 45 mm nas Propriedades. Posicione este gráfico na margem ao topo esquerdo da página (como na imagem).

Em Editar > Cores... você verá que a cor laranja da imagem foi marcada e importada .

Colorir

Selecione o quadro e a caixa laranja e agrupe-os (Item > Agrupar).
Faça uma copia do agrupamento logo abaixo do original. Nas propriedades, use +5 mm no Pos.Y para movê-lo automaticamente 5 milímetros para baixo.
Depois disto, copie e cole até ter 5 copias do gráfico na página com 5 mm de distância na vertical entre cada. Selecione um a um e desagrupe-os. Selecione a cor de fundo e mude-as individualmente.

Page6 Fyug.jpg

Crie guias

A partir das réguas horizontais -- logo abaixo da barra de ferramentas e acima da baixa, clique e arraste uma guia horizontal para cada caixa. Alterne para o modo Mostrar Guias no menu Visualizar para que você possa vê-las. Finalmente, crie quadros de texto na altura de cada gráfico na coluna da direita e digite um texto. Defina (ou crie, se precisar) um estilo de parágrafo que possua uma capitulação de 2 linhas e aplique este estilo em cada quadro de texto.

Número de página

Você notou que o último gráfico fica sobre o número de página e o texto do número da edição? Volte para a paleta de Páginas Mestre e copie o quadro de texto do número da edição e que contém o número de página. Feche a paleta de Páginas Mestre e então cole o quadro na página que você estava anteriormente. O número da página atual aparecerá no quadro recém colado. Agora desenhe um caixa branca (um quadrado) acima do número da edição original e coloque o gráfico da chama abaixo da caixa. Finalize colando o novo quadro de texto com o número da edição acima de tudo. Você pode usar as setas para cima e para baixo nas barras de Propriedades para alterar a ordem de sobreposição dos objetos. Assegure-se que o número da edição que você colou está na camada mais superior de seu página (use a paleta de camadas).

Texto no caminho

O texto encurvado é bastante simples de ser feito. Escreva um texto no quadro de texto e desenhe uma curva usando a ferramenta Inserir linhas Bezier tool.png. Para desenhar um curva, clique apenas uma vez para definir o ponto de início e então clique-segure e arraste levemente a linha para o topo direito. Note que uma curva se formará. Solte o botão e clique-segure e arraste novamente mas use o sentido oposto desta vez para formar um S. Solte o botão e clique com o botão direito para terminar.

Sciezka1.png

Selecione a curva e o quadro de texto e vá ao menu Item > Associar texto ao caminho. O texto irá seguir a curva. Você pode brincar com o alinhamento e outras configurações nas Propriedades. Rotacione a curva levemente para um melhor ajuste.

Text on path2.png


☺ 

Veja Associando textos ao caminho para mais detalhes.