Seu primeiro formulário PDF usando o Scribus
Instalação • Uso • Questões sobre PDF • DTP • Outros |
Versão em inglês.
Básico
Uma das maiores vantagens do Scribus é a possibilidade de criar formulários PDF com um JavaScript incorporado ao documento. Normalmente, os formulários de PDF são feitos para serem preenchidos pelo usuário em seus computadores e então impressos. Informações contidas em formulários PDF podem também serem enviadas através da internet a algum lugar remoto para processamento futuro (um servidor, por exemplo).
Ainda existem questões não resolvidas de formulários PDF no Scribus que devem ser solucionadas para o tornar completo no uso desta ferramenta. Por exemplo, há um problema relacionado ao comportamento dos botões de rádio (de marcação/seleção). Veja o pedido de recurso 866.
Ainda sim, o Scribus já é uma ferramenta útil na criação de formulários PDF para muita gente, e está se tornando cada vez melhor a passos largos. Aproveite!
Requerimentos
- Scribus - quando mais novo melhor. Vá até o site do Scribus e na seção de download, baixe a última versão. Você também pode usar o Klik ou usar um dos repositórios Debian/Ubuntu.
- Adobe Reader 7 ou mais novo.
- Um navegador que suporte o plugin do Acrobat Reader.
Criando formulários PDF
É simples criar um novo formulário com o Scribus. Nós começamos com um clique no ícone Novo Documento ou usando o menu Arquivo > Novo.
Diálogo de novo documento no Scribus 1.2.2
Vamos nos voltar para a grade, primeiramente (menu Visualizar > Mostrar Grade). Ela irá nos ajudar a colocar os campos de formulário corretamente na página. São necessários alguns quadros de textos para criar uma boa descrição de título e campo - alguns cliques no botão de quadro de texto (aquele ao lado da seta) e todos os quadros de textos estarão lá, de forma instantânea.
Use a grade para auxiliar no alinhamento
Tendo preenchido os quadros com o texto (como demostrado acima), nós podemos alterar as suas propriedades com a paleta Propriedades que pode ser encontrada no menu Ferramentas
A diálogo de propriedades
Agora adicione alguns campos de texto para o envio do formulário a uma URL. Para adicionar um campo, dê um clique simples na seta do lado direito do ícone OK e selecione o tipo de opção a ser exibida: Botão, campo de texto, caixa de combinação e caixa de lista.
Janelas de seleção de campos formulário
O elemento atualmente ativo do formulário tem a borda exibida na cor vermelha. Você pode selecionar um elemento utilizando a ferramenta de seleção (a seta ao lado do icone de quadro de texto).
Posicionando o campo ao lado do quadro de texto
O clique com o botão direto do mouse em um elemento, ativa um novo menu de contexto.
Escolha Opções de PDF > Propriedades de Campo e defina o nome dos campos (nós precisaremos dos nomes de campo do nosso script PHP cujo o forumlário será enviado), tipos (exemplo, números, data, hora) e ações a serem ocorridas em diferentes ações (Mouse Enter, Mouse Exit, On Blur e assim por diante).
Propriedades de campo
Aqui estamos nós definindo o campo NÃO como um número. O Acrobat Reader não aceitará qualquer coisa que não seja uma entrada válida.
Propriedades de campo
Para alterar a atual ordem das abas do seus campos de formulário, simplesmente abra a paleta de Propriedades e clique sobre a aba X,Y,Z. Altere o nível do campo selecionado.
Eleve ou rebaixe o elemento
Agora nós estamos definindo um script de validação personalizado para o campo Nome - depois de alterar o conteúdo dos campos, um som soará e um alerta será mostrado (não muito sofisticado, eu sei, mas ainda sim desmostra as capacidades do PDF). O Scribus possui o seu próprio editor de texto, o que nós habilita a salvar o script em um arquivo separado. Scripts personalizados podem não apenas serem definidos no nível do campo de formulário, mas como do documento como um todo (Editar > JavaScripts).
Script de validação
Depois de salvar o script e fechar o editor, o conteúdo do script será mostrado na Propriedades de Campo.
Propriedades de validação de campo
Temos ainda que definir para qual o URL o conteúdo do formulário será enviado (existe um simples script PHP no destinatário que irá formatar e exibir os dados recebidos dos formulários). Escolha o botão de ação do tipo Enviar (ou Submit) formulário e entre com o endereço do nosso script PHP: scribus_test.php. Marque a opção Enviar dados como HTML para finalizar (a outra opção seria a de dados FDF, mas isso é uma história totalmente diferente).
Definindo a URL
A única coisa que resta a fazer é exportar o documento como PDF (use o menu Arquivo > Exportar > Exportar como PDF.
Salve como Acrobat 5.0.
Diálogo de exportação de documento
Agora é a hora de executar o Acrobat Reader e ver o que nós fizemos. O Acrobat Reader 7 finalmente oferece a capacidade de exibir caracteres Unicodes dentro de campos de formulários - ótima notícia para todos que não falam inglês.
Ambos os campos Nome e Rua possuem caracteres fora das fontes tipo Latin-1. O campo Não possui o valor padrão de 15 que fora posto anteriormente - no Scribus, apenas dê um clique com o botão direito no campo de formulário e selecione Editar Texto a partir do menu de contexto. Digite o seu valor padrão.
Definição do valor padrão
Testando e baixando arquivos de exemplos
- Modelo de PDF (feito com o Scribus) - Abra este formulário e clique no botão Enviar (ou Submit neste caso). Se o seu navegador está configurado para trabalhar com o Adobe Reader, você deverá receber uma respota do script PHP.
- Baixe os arquivos modelos - Um gzipped tarball dos arquivos modelos (SLA, PHP, PDF) usados neste tutorial.
Outras fontes de informação (em inglês)
- Formulários para pequenas empresas utilizando o Scribus e PDF - um artigo do NewsForge sobre o uso do Scribus na criação de formulários interativos.