Usando sangrias no Scribus

From Scribus Wiki
Jump to navigation Jump to search
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Este artigo é parte da seção de Dicas.
Instalação Uso Questões sobre PDF Outros
Voltar para a página principal

Versão em inglês.

Sangrias, por quê?

A sangria é uma área extra do documento usada para compensar possíveis imperfeições de corte. Veja um exemplo nesse PDF.

A altura da página é de 307mm, ou seja, um página A4 + 1CM.

Esse centímetro extra não é desejado na versão final vista pelo leitor mas esse espaço é necessário para que impeça que faixas (espaços) brancas apareçam em uma área colorida, por exemplo.

No exemplo acima a sangria foi usada apenas no topo e na base da página mas, dependendo da sua impressora (ou gráfica), você talvez precise "sangrar" os quatro lados da página.

Básico

O recurso de sangria está no roadmap do Scribus 1.3.6. Enquanto isso, aqui vai algumas alternativas em situações reais cuja a sangria é necessária:

Por favor, note que as marcas de corte não são absolutamente necessárias. Se você conseguir mostrar para um burro o que você quer, sua gráfica conseguirá alcançar o mesmo ajuste feito por você. Verifique se os elementos que estão na área da sangria estão ajustados corretamente com cada borda do papel. Caso contrário o esquartejador vai cortar uma boa parte do seu trabalho :)

  • Ajuste o documento com um espaço de 1/16 de polegada (ou até menos, se possível) menor que seu tamanho real.
  • Alargue na impressão (digamos 102%) e faça o ajuste.
  • Faça com que todo o layout se ajuste um página mais larga e, manualmente, insira as marcas de corte (coloque-as em um arquivo modelos para economizar tempo em arquivos de múltiplas páginas).

Estas são as alternativas. Isto não é para dizer que o suporte à sangria não é importante!