Criando uma Tabela de Conteúdos

From Scribus Wiki
Jump to: navigation, search
Este artigo é parte da seção de Tutoriais.
Instalação Uso Questões sobre PDF DTP Outros
Voltar para a página principal

Versão em inglês.

Básico

Atenção, isso requer o Scribus 1.3.0 em diante, ou seja, versões de desenvolvimento, não havendo suporte estável de tradução da GUI. Devido a isso, a tradução pode possuir problemas de consistência ligados principalmente a volatividade das strings nessas versões.

Configuração

Criar um Tabela de Conteúdo requer algumas modificações nas propriedades do documento antes que ele seja capaz de gerar a lista para você. Vá até o menu Arquivo->Configurações do documento e então vá até a seção Atributos de Documentos. Estes atributos são arquivos de metadata que podem ser anexados à qualquer item por inúmeras razões. Por exemplo, você pode querer colocar algum detalhe sobre o autor no quadro da lista de atributos. Por enquanto, basta criar um novo Atributo de Documento através do botão Adicionar. Apenas escreva TDC no nome do campo e deixe o resto em branco/padrão.

Criando um TDC

Há mais três passos necessários para fazer uso do gerador de TDC:

  • Vá até Arquivo->Configurações do documento e então abra a seção Atributos de Documentos e Índices. Adicione uma nova Tabela de Conteúdos se necessário e selecione TDC como o nome de atributo. Selecione o quadro vazio existente em seu documento que irá conter a tabela de atributos.
  • Clique com o botão direito do mouse no quadro de texto de deve gerar a entrada na tabela de conteúdos. Clique em Atributos (ou vá até o menu Item->Atributos). Se não houver nome de atributo para o TDC existente, adicione um, selecionando-o da lista. Você também deve fornecer um Valor. Este deve ser o nome da entrada na tabela de conteúdos.
  • Atualize a tabela de conteúdos selecionando Extras->Gerar Tabela de Conteúdos. Feito!