Trabalhando com o Editor de História

From Scribus Wiki
Jump to: navigation, search
Este artigo é parte da seção de Tutoriais.
Instalação Uso Questões sobre PDF DTP Outros
Voltar para a página principal

Versão em inglês.

Requerimentos:   
Sistema Operacional:   Qualquer  
Versão do Scribus:   1.2.x/1.3.x
Conhecimentos em DTP:   Algum
Conhecimentos em OS:   Bàsico


Básico

Outros trabalhando com:

Barras de Ferramentas
Trabalhando com quadros de texto
Trabalhando com quadros de imagem
Trabalhando com Páginas Mestre

O Editor de História é uma janela de edição usada para a adição manual de texto no quadro de texto. Atualmente, sua principal característica é a exibição de texto com apenas alguns mínimos recursos habilitados.

O Editor de História irá mostrar um tipo de representação para:
  • Alinhamento de texto (mas sem reflexo nas quebras de linhas)
  • Cor da fonte
  • Sublinhado
  • Sobrescrito
  • Subescrito
  • Tachado
O Edito de História não exibe os seguintes recursos de texto:
  • Corpo da fonte (Font face)
  • Tamanho da fonte
  • Espaçamentos (como o entre-letras)
  • Espaçamentos de linha
  • Todas maiúsculas ou "pequenas maiúsculas" (small caps)
  • Delineado
  • Sombra
  • Capitulação

Abrindo o Editor de História

Com um quadro de texto selecionado, clique com o botão direito mouse sobre o quadro e escolha a opção Editar Texto (também acessível pelo menu Editar > Editar Texto ou pelo teclado Ctrl+Y).

Configurações

Esse é o último item do menu no Editor de História, porém contêm funções básicas de exibição que podem ser importantes enquanto você edita o texto.

  • Configurações > Plano de Fundo...: Permite que você ajuste o fundo, mas somente do Editor de História. Você poderia usar essa função para facilitar a visualização do texto caso ele seja muito claro, por exemplo. Alterar a cor de fundo faz com que a visualização seja mais fácil (fundo escuro letras claras ou o inverso).
  • Configurações > Exibir Fonte....: Altera a fonte que é exibida no Editor de História. Apenas para preferências próprias.
  • Configurações > Seleção Inteligente de Texto: É uma opção que alterna-se entre habilitar ou desabilitar a seleção inteligente. O comportamento padrão quando clicando sobre uma palavra duas vezes, é a seleção desta palavra e seu espaço subseqüente. A seleção "inteligente" irá selecionar apenas a palavra, sem o espaço posterior.
Editor de História - 1.3.X - clique para ampliar

Iniciando

Em muitos casos, você pode simplesmente querer iniciar a adição de texto imediatamente. Os recursos que o seu texto terá como tipo de fonte, tamanho, espaçamento entre linhas etc, não serão visualizados até que você salve sua entrada e atualize o quadro de texto. Ainda sim, eles estarão disponíveis através dos diversos ícones de configurações disponíveis na barra de edição do próprio editor de história.

Mesmo que esta seja a primeira vez que você esteja usando o Scribus, haverá configurações padrões que você pode alterar manualmente, se preciso. Lembre-se de que se você alterar as configurações, como a fonte, por exemplo, esta configuração apenas será aplicada ao texto que for adicionado posteriormente. Se você quiser alterar as configurações de um texto já adicionado, você deve primeiro selecioná-lo (clique-segure e arraste com o botão direito do mouse sobre o texto ou use as teclas Shift+ Setas Direcionais), só depois altere as configuraçõesque você deseja.

Para alterar as configurações padrões de texto, você deve deixar o Editor de História e ir ao menu Arquivo > Preferências > Ferramentas então clicar no botão quadro de texto Button-Text-Frame.png (no 1.2.X, Configurações > Preferências > Ferramentas).

As diversas opções de propriedades de texto foram discutidas num outro artigo:

Há pequenas diferenças de layout no Editor de História, mas os recursos são os mesmos. Note que uma opção que o Edito rde História não têm, é a opção de posicionamento da pauta (linha base) dos caracteres.

Estilos

Veja que não há estilos padrão no Scribus, eles são criados apenas pelo usuário. Estilo refere-se a coleção de configurações de texto (cor, tamanho, fonte...) que você pode alterar no editor de história e são aplicadas tanto antes como depois de se adicionar um texto. Isso é especialmente útil quando você está fazendo uso de uma lista de várias configurações por diversas vezes em seu texto -- talvez, um estilo para o cabeçalho, outro para o corpo.

Editor de Estilos - 1.3.X

Você pode criar os seus estilos no Editor de História através do menu Editar > Estilos ou simplesmente clicando no indicador Sem estilo à esquerda da área de texto (uma opção para Editar será apresentada). Essa opção fica no menu Editar > Estilos de Parágrafos na janela principal do Scribus. Os estilos de linha não se aplicam ao texto. Uma pequena janela abre-se com operações intuitivas indicadas através de botões. Clicando em Novo, uma janela maior irá aparecer e, provavelmente, a primeira coisa que você notará, é que o estilo possui o nome padrão Novo Estilo que você sem dúvida vai querer alterar para algo mais descritivo. Você pode criar qualquer número de estilos, e o mais importante; eles podem ser salvos em um arquivo para uso posterior. Adicionalmente, esses estilos serão salvos no seu documento.

Como o nome Estilos de Parágrafo já indica, o estilo é aplicado a todo um parágrafo de texto. Você verá que quando um estilo de parágrafo for aplicado e um texto posterior for adicionado, esse texto usará o último estilo aplicado até que você o altere. Um vez criada a lista de estilos, você poderá focar-se na digitação do texto, sem se preocupar com sua formatação. Ajuste-o apenas no final. Para fazer isto, clique no botão de estilo ao lado dos botões de alinhamento (ou no Sem estilo à esquerda do texto). Selecione, então, os estilos de parágrafos apropriados.

Para evitar frutações, note que quando você está na janela principal do Scribus, você também poderá alterar os estilos de texto na paleta de propriedades, mas lembre-se que quando você estiver em modo de seleção de item, as alterações valerão para todo o quadro. Use o modo de edição de quadro para alterar apenas um parágrafo individual.

Como eu faço para aplicar uma letra Capital?

Você não encontrará esse recurso em nenhum dos menus. Essa opção está disponível apenas no editor de estilos de parágrafo. Vá até o menu Editar > Editar estilos de parágrafos e crie ou edite um estilo existente. Marque a opção Capitulação. Você pode escolher o número de linhas que a letra ocupará no parágrafo.

Tamanho de fonte e espaçamento

Há algumas peculiaridades sobre o tamanho da fonte e o espaçamento de linha. No Editor de História, quando você altera o tamanho da fonte, não haverá compensação automática no espaçamento de linha, então, caso o tamanho da fonte exceda um certo ponto, os caracteres de uma linha poderão se sobrepor a outra. Você precisará alterar manualmente a configuração. Já na paleta de propriedades, na janela principal, o espaçamento de texto é alterado automáticamente (no modo de seleção de item). O nível de espaçamento automático de linha pode ser definido através do menu Arquivo > Preferências > Tipografia > Espaçamento automático de linha. Caso você alterne para o modo de edição de quadro, o comportamento será igual ao visto no Editor de História.

Então, resumindo, quando você estiver tentando criar um quadro de texto que necessita de alterações no tamanho da fonte e espaçamento de linha, você terá de editar as opções manualmente. Você pode facilitar esse processo utilizando os estilos de parágrafo.

Relacionados