Importação automática de imagens através de script: Difference between revisions

From Scribus Wiki
Jump to navigation Jump to search
mNo edit summary
Line 5: Line 5:


=Básico=
=Básico=
A razão de eu ter criado esse scripts, primeiramente, foi a de aprender alguma coisa sobre Python, e poder cirar um arquivador de imagens ou album no Scribus. Geralmente eu uso o script para organizar as imagens digitais que eu tiro nas minhas viagens.
Primeiramente, a razão de eu ter criado esse scripts foi para aprender alguma coisa sobre Python e para poder criar um arquivador de imagens ou album no Scribus. Geralmente eu uso o script para organizar as imagens digitais que eu tiro nas minhas viagens.
Uma das vantagens do Scribus, é que o seu formato de arquivo .sla não inclui nenhum dado de imagem mas apenas suas referências, então este arquivo de catálogo é relativamente pequeno. Em algums coleções, eu irei adicionar anotações, fazer um PDF e as imprimir em um album de verdade.
Uma das vantagens do Scribus é que o seu formato de arquivo .sla não inclui nenhum dado de imagem, mas apenas suas referências, então, este arquivo de catálogo é relativamente pequeno. Eu irei adicionar anotações, fazer um PDF e imprimir um album com algumas coleções.


Inicialmente eu criei um programa em Perl a parte (scribalbum.pl) para fazer isto fora do Scribus. Isto ainda funciona, mesmo tendo sido projetado para os formatos de arquivo da versão 1.2.x. Uma de suas vantagens é a velocidade com que ele gera diversas páginas com informações. Já sua desvantagem, é que ele foi criado para o formato 1.2.x, ou seja, potêncialmente incompatível com as novas versões (e até um tanto quanto perigoso). Ajustar-lo para gerar os documentos na nova versão é mais trabalho do que eu gostaria. Melhor carregar-lo no Scribus 1.3.x e então salvar de lá mesmo.
Inicialmente eu criei um programa em Perl a parte (scribalbum.pl) para fazer a criação fora do Scribus. O script ainda funciona, mesmo tendo sido projetado para os formatos de arquivo da versão 1.2.x.
Uma de suas vantagens é a velocidade com que ele gera diversas páginas com informações. Sua desvantagem é que ele foi criado para o formato 1.2.x, ou seja, potêncialmente incompatível com as novas versões (e até um tanto quanto perigoso). Ajusta-lo para gerar os documentos na nova versão é mais trabalho do que eu gostaria. Melhor carrega-lo no Scribus 1.3.x e então salvar de lá mesmo.


As implementações Python tem a vantagem de usar o próprio Scribus para criar i documento, então, enquanto o script funcionar, o arquivo resultante estará atualizado. Outro benefício é a facilidade de modificação do script para ser ajustado para outras necessidades.
As implementações Python tem a vantagem de usar o próprio Scribus para criar um documento, sendo assim, enquanto o script funcionar o arquivo resultante estará atualizado. Outro benefício é a facilidade de modificação do script para ser ajustado a outras necessidades.


== scribalbum.pl ==
= scribalbum.pl =
Eu não irei dizer nada sobre este programa. Se você conhece alguma coisa de Perl, você verá que isto não é "elegante", mas faz o trabalho. Ele opera através da linha de comando.
Eu não irei dizer nada sobre este programa. Se você conhece alguma coisa de Perl, verá que isto não é "elegante", mas faz o trabalho. Sua operação é através da linha de comando.


== scribalbum.py e scribalbuma4.py ==
= scribalbum.py e scribalbuma4.py =


Estes scripts são similares, ambos criam um novo documento e quantas páginas forem necessárias. O '''scribalbum.py''' coloca quatro imagens desalinhadas uma das outras em uma página tamanho carta americana, permitindo anotações nos espaços remanescentes. Já o '''scribalbum4.py''' coloca 8 imagens por página A4 com pouco espaço livre remanescente. Ambas as versões farão um quadro de texto no canto superior esquerdo de cada página, indicando qual o diretório que a imagem está. Cada imagem possui um título indicando o nome de arquivo da imagem.
Estes scripts são similares, ambos criam um novo documento e quantas páginas forem necessárias. O '''scribalbum.py''' coloca quatro imagens desalinhadas uma das outras em uma página de tamanho carta (americana), permitindo anotações nos espaços remanescentes. Já o '''scribalbum4.py''' coloca 8 imagens por página A4, deixando pouco espaço livre restante. Ambas as versões farão um quadro de texto no canto superior esquerdo de cada página, indicando qual o diretório que a imagem está.  
Cada imagem possui um título indicando o nome de arquivo da imagem.




Aqui estão alguns dos recursos que ambos os scripts compartilham:
Aqui estão alguns dos recursos que ambos os scripts compartilham:


* Quando você executa o script no Scribus, você verá duas janelas Tk, uma branca e outra que pergunta o nome do diretório e possui caixas de marcação. Você pode usar um caminho relativo mas um absoluto será mais preciso.
* Quando você executar o script no Scribus, duas janelas Tk aparecerão, uma branca e outra que pergunta o nome do diretório e possui caixas de marcação. Você pode usar um caminho relativo. O absoluto será mais preciso.


* Você pode marcar um ou mais formatos de imagens que você quer. TODAS as imagens daquele tipo serão incluidas - você não pode selecionar e/ou escolher imagens individuais. Como escrita, elas aparecerão na ordem alfa-numérica no seu documento, sendo a coluna da esquerda a primeira. Você poderia ir esquerda-direita esquerda abaixo mudando a lógica.
* Você pode marcar um ou mais formatos de imagens que você quer. TODAS as imagens daquele tipo serão incluidas - você não pode selecionar e/ou escolher imagens individualmente.  
Elas aparecerão na ordem alfa-numérica no seu documento, sendo a coluna da esquerda a primeira.


* PDFs serão importados, mas somente a primeira página.
* PDFs serão importados mas somente a sua primeira página.


* Por enquanto este script não irá importar SVGs. O que você tem é um quadro branco. Essa é uma das coisas na lista do meu "a fazer" (''TODO'').
* Por enquanto este script não importa SVGs. O que você tem é um quadro branco. Essa é uma das coisas na lista do meu "a fazer" (''TODO'').


* Todas as imagens são ajustadas para coresponder ao tamanho do quadro, sendo o mesmo tamanho de quadro em cada script.. Ajustar um quadro para uma imagem individual é uma tarefa melhor feita no Scribus após você ter feito e carregado o arquivo. Estes scripts foram desenvolvidos para fazerem o trabalho "grosso". Vamos deixar que o Scribus faça o trabalho refinado.
* Todas as imagens são ajustadas para coresponder ao tamanho do quadro, sendo o mesmo tamanho de quadro em cada script.. Ajustar um quadro para uma imagem individual é uma tarefa melhor feita no Scribus após você ter feito o arquivo. Estes scripts foram desenvolvidos para fazer o trabalho "grosso". Vamos deixar que o Scribus faça o trabalho de refino.


* Uma vez que você tenha fornecido o diretório e selecionado os formatos das imagens, basta clicar em OK. Aguarde um tempo (durante este processo os quadros e os ícones do Scribus podem piscar).   
* Uma vez que você tenha fornecido o diretório e selecionado os formatos das imagens, basta clicar em OK. Aguarde um tempo (durante este processo os quadros e os ícones do Scribus podem piscar).   


* Quando o script terminar, a janela TK que estava branca agora dirá: "Now click the X in the upper right corner of this window" ''(Agora clique no X no canto superior direito desta janela)'', significando que o X no canto da janela Tk irá apagar esta janela. Isto termina o script e o Scribus assume.
* Quando o script terminar, a janela TK que estava branca agora dirá: "Now click the X in the upper right corner of this window" ''(Agora clique no X no canto superior direito desta janela)'', significando que o X no canto da janela Tk irá a apagar. Com esta ação o script termina e o Scribus assume.


* Até este ponto o Scribus está - em teoria - carregando o arquivo para exibição. Esse processo pode demorar até minutos dependendo do número e tamanhos de imagens, além das configurações da sua máquina (memória, processador etc).
* Neste ponto o Scribus está - em teoria - carregando o arquivo para exibição. Esse processo pode demorar até minutos dependendo do número e do tamanho das imagens, além das configurações de sua máquina (memória, processador etc).


* Se nesse ponto o Scribus quebrar/travar,  provavelmente toda a memória RAM e swap foi usada no seu sistema. Neste ponto ainda não há uma proteção incluida neste script contra essa possibilidade. Se você tiver sorte, o Scribus terá salvo um arquivo de emergência começando com '''DocumentN...''', mas se o arquivo for grande demais, o Scribus não conseguirá o carregar, já que a memória continuará criando essa restição (o arquivo por sí só não é grande, o requerimento de memória para todas as imagens. que é a fonte do problema).
* Se nesse ponto o Scribus quebrar/travar,  provavelmente toda a memória RAM e swap foi usada no seu sistema. Ainda não há uma proteção incluida neste script contra essa possibilidade. Se você tiver sorte, o Scribus terá salvo um arquivo de emergência começando com '''DocumentN...''', mas, se o arquivo for grande demais, o Scribus não conseguirá o carregar, já que a memória continuará criando essa restição (o arquivo por sí só não é grande, o requerimento de memória para todas as imagens que é a fonte do problema).
 
== Additional Notes ==
 
I have yet to try this on the brand-new Windows version of Scribus. An initial issue will be making sure you have Python on your Windows machine.
 
If I get some specific questions, I can add notes (or others can add them) about how to modify scribalbum.py and scribalbuma4.py to fit other needs.

Revision as of 19:44, 28 January 2006

Este artigo é parte da seção de Scripts_e_Plugins.
Scripts para iniciantes Scripts de extensão/PyQt Questões sobre Py Plugins Outros
Voltar para a página principal

Versão em inglês.

Básico

Primeiramente, a razão de eu ter criado esse scripts foi para aprender alguma coisa sobre Python e para poder criar um arquivador de imagens ou album no Scribus. Geralmente eu uso o script para organizar as imagens digitais que eu tiro nas minhas viagens. Uma das vantagens do Scribus é que o seu formato de arquivo .sla não inclui nenhum dado de imagem, mas apenas suas referências, então, este arquivo de catálogo é relativamente pequeno. Eu irei adicionar anotações, fazer um PDF e imprimir um album com algumas coleções.

Inicialmente eu criei um programa em Perl a parte (scribalbum.pl) para fazer a criação fora do Scribus. O script ainda funciona, mesmo tendo sido projetado para os formatos de arquivo da versão 1.2.x. Uma de suas vantagens é a velocidade com que ele gera diversas páginas com informações. Sua desvantagem é que ele foi criado para o formato 1.2.x, ou seja, potêncialmente incompatível com as novas versões (e até um tanto quanto perigoso). Ajusta-lo para gerar os documentos na nova versão é mais trabalho do que eu gostaria. Melhor carrega-lo no Scribus 1.3.x e então salvar de lá mesmo.

As implementações Python tem a vantagem de usar o próprio Scribus para criar um documento, sendo assim, enquanto o script funcionar o arquivo resultante estará atualizado. Outro benefício é a facilidade de modificação do script para ser ajustado a outras necessidades.

scribalbum.pl

Eu não irei dizer nada sobre este programa. Se você conhece alguma coisa de Perl, verá que isto não é "elegante", mas faz o trabalho. Sua operação é através da linha de comando.

scribalbum.py e scribalbuma4.py

Estes scripts são similares, ambos criam um novo documento e quantas páginas forem necessárias. O scribalbum.py coloca quatro imagens desalinhadas uma das outras em uma página de tamanho carta (americana), permitindo anotações nos espaços remanescentes. Já o scribalbum4.py coloca 8 imagens por página A4, deixando pouco espaço livre restante. Ambas as versões farão um quadro de texto no canto superior esquerdo de cada página, indicando qual o diretório que a imagem está. Cada imagem possui um título indicando o nome de arquivo da imagem.


Aqui estão alguns dos recursos que ambos os scripts compartilham:

  • Quando você executar o script no Scribus, duas janelas Tk aparecerão, uma branca e outra que pergunta o nome do diretório e possui caixas de marcação. Você pode usar um caminho relativo. O absoluto será mais preciso.
  • Você pode marcar um ou mais formatos de imagens que você quer. TODAS as imagens daquele tipo serão incluidas - você não pode selecionar e/ou escolher imagens individualmente.

Elas aparecerão na ordem alfa-numérica no seu documento, sendo a coluna da esquerda a primeira.

  • PDFs serão importados mas somente a sua primeira página.
  • Por enquanto este script não importa SVGs. O que você tem é um quadro branco. Essa é uma das coisas na lista do meu "a fazer" (TODO).
  • Todas as imagens são ajustadas para coresponder ao tamanho do quadro, sendo o mesmo tamanho de quadro em cada script.. Ajustar um quadro para uma imagem individual é uma tarefa melhor feita no Scribus após você ter feito o arquivo. Estes scripts foram desenvolvidos para fazer o trabalho "grosso". Vamos deixar que o Scribus faça o trabalho de refino.
  • Uma vez que você tenha fornecido o diretório e selecionado os formatos das imagens, basta clicar em OK. Aguarde um tempo (durante este processo os quadros e os ícones do Scribus podem piscar).
  • Quando o script terminar, a janela TK que estava branca agora dirá: "Now click the X in the upper right corner of this window" (Agora clique no X no canto superior direito desta janela), significando que o X no canto da janela Tk irá a apagar. Com esta ação o script termina e o Scribus assume.
  • Neste ponto o Scribus está - em teoria - carregando o arquivo para exibição. Esse processo pode demorar até minutos dependendo do número e do tamanho das imagens, além das configurações de sua máquina (memória, processador etc).
  • Se nesse ponto o Scribus quebrar/travar, provavelmente toda a memória RAM e swap foi usada no seu sistema. Ainda não há uma proteção incluida neste script contra essa possibilidade. Se você tiver sorte, o Scribus terá salvo um arquivo de emergência começando com DocumentN..., mas, se o arquivo for grande demais, o Scribus não conseguirá o carregar, já que a memória continuará criando essa restição (o arquivo por sí só não é grande, o requerimento de memória para todas as imagens que é a fonte do problema).