Seu primeiro formulário PDF usando o Scribus

From Scribus Wiki
Revision as of 16:33, 17 November 2006 by Mhanski (talk | contribs)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigation Jump to search
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Este artigo é parte da seção de Tutoriais.
Instalação Uso Questões sobre PDF DTP Outros
Voltar para a página principal

Versão em inglês.

Requerimentos:   
Sistema Operacional:   Qualquer  
Versão do Scribus:   1.3.3.X
Conhecimentos em DTP:   Iniciante
Navegador:   Um que suporte o plugin do Adobe
  Reader como o Firefox

Básico

Uma das maiores vantagens do Scribus é a possibilidade de criar formulários PDF com um JavaScript incorporado ao documento. Normalmente, os formulários de PDF são feitos para serem preenchidos pelo usuário em seus computadores e então impressos. Informações contidas em formulários PDF podem também serem enviadas através da internet a algum lugar remoto para processamento futuro (um servidor, por exemplo).

Ainda existem questões não resolvidas de formulários PDF no Scribus que devem ser solucionadas para o tornar completo no uso desta ferramenta. Por exemplo, há um problema relacionado ao comportamento dos botões de rádio (de marcação/seleção). Veja o pedido de recurso 866.

Ainda sim, o Scribus já é uma ferramenta útil na criação de formulários PDF para muita gente, e está se tornando cada vez melhor a passos largos. Aproveite!

Criando formulários PDF

É simples criar um novo formulário com o Scribus. Nós começamos com um clique no ícone Novo Documento ou usando o menu Arquivo > Novo.

Pdf form howto new doc.png

Diálogo de novo documento no Scribus 1.3.3.X


Vamos nos voltar para a grade, primeiramente (menu Visualizar > Mostrar Grade). Ela irá nos ajudar a colocar os campos de formulário corretamente na página. São necessários alguns quadros de textos para criar uma boa descrição de título e campo - alguns cliques no botão de quadro de texto (aquele ao lado da seta) e todos os quadros de textos estarão lá, de forma instantânea.

Pdf form howto grid menu.png

Use a grade para auxiliar no alinhamento


Tendo preenchido os quadros com o texto (como demostrado acima), nós podemos alterar as suas propriedades com a paleta Propriedades que pode ser encontrada no menu Janelas

Pdf form howto properties.png

A diálogo de propriedades


Agora adicione alguns campos de texto para o envio do formulário a uma URL. Para adicionar um campo, dê um clique simples na seta do lado direito do ícone OK e selecione o tipo de opção a ser exibida: Botão, campo de texto, caixa de combinação e caixa de lista.

Pdf form howto pdf form elements.png

Janelas de seleção de campos formulário


O elemento atualmente ativo do formulário tem a borda exibida na cor vermelha. Você pode selecionar um elemento utilizando a ferramenta de seleção (a seta ao lado do icone de quadro de texto).

Ulica.png

Posicionando o campo ao lado do quadro de texto


O clique com o botão direto do mouse em um elemento, ativa um novo menu de contexto. Escolha Opções de PDF > Propriedades de Campo e defina o nome dos campos (nós precisaremos dos nomes de campo do nosso script PHP cujo o forumlário será enviado), tipos (exemplo, números, data, hora) e ações a serem ocorridas em diferentes ações (Mouse Enter, Mouse Exit, On Blur e assim por diante).


Field properties appearance1.png

Propriedades de campo


Aqui estamos nós definindo o campo NÃO como um número. O Acrobat Reader não aceitará qualquer coisa que não seja uma entrada válida.

Field properties format1.png

Propriedades de campo


Para alterar a atual ordem das abas do seus campos de formulário, simplesmente abra a paleta de Propriedades e clique sobre a aba X,Y,Z. Altere o nível do campo selecionado.

Field tab order.png

Eleve ou rebaixe o elemento


Agora nós estamos definindo um script de validação personalizado para o campo Nome - depois de alterar o conteúdo dos campos, um som soará e um alerta será mostrado (não muito sofisticado, eu sei, mas ainda sim desmostra as capacidades do PDF). O Scribus possui o seu próprio editor de texto, o que nós habilita a salvar o script em um arquivo separado. Scripts personalizados podem não apenas serem definidos no nível do campo de formulário, mas como do documento como um todo (Editar > JavaScripts).

Js validate script.png

Script de validação


Depois de salvar o script e fechar o editor, o conteúdo do script será mostrado na Propriedades de Campo.

Field properties validate.png

Propriedades de validação de campo


Temos ainda que definir para qual o URL o conteúdo do formulário será enviado (existe um simples script PHP no destinatário que irá formatar e exibir os dados recebidos dos formulários). Escolha o botão de ação do tipo Enviar (ou Submit) formulário e entre com o endereço do nosso script PHP: scribus_test.php. Marque a opção Enviar dados como HTML para finalizar (a outra opção seria a de dados FDF, mas isso é uma história totalmente diferente).

Field action.png

Definindo a URL


A única coisa que resta a fazer é exportar o documento como PDF (use o menu Arquivo > Exportar > Exportar como PDF. Salve como Acrobat 5.0.

Pdf export.png

Diálogo de exportação de documento


Agora é a hora de executar o Acrobat Reader e ver o que nós fizemos. O Acrobat Reader 7 finalmente oferece a capacidade de exibir caracteres Unicodes dentro de campos de formulários - ótima notícia para todos que não falam inglês. Ambos os campos Nome e Rua possuem caracteres fora das fontes tipo Latin-1. O campo Não possui o valor padrão de 15 que fora posto anteriormente - no Scribus, apenas dê um clique com o botão direito no campo de formulário e selecione Editar Texto a partir do menu de contexto. Digite o seu valor padrão.

Acroread unicode.png

Definição do valor padrão

Testando e baixando arquivos de exemplos

  • Modelo de PDF (feito com o Scribus) - Abra este formulário e clique no botão Enviar (ou Submit neste caso). Se o seu navegador está configurado para trabalhar com o Adobe Reader, você deverá receber uma respota do script PHP.

Outras fontes de informação (em inglês)