Solução para o erro da QT no SUSE 9.3

From Scribus Wiki
Jump to: navigation, search
Este artigo é parte da seção de Dicas.
Instalação Uso Questões sobre PDF Outros
Voltar para a página principal

Versão em inglês.

Básico

Um erro feio no SUSE Linux 9.3 e 10.0 causa um problema maior quando o Scribus é executado; as janelas de diálogo com a escolha de Sim e Não, tem a opção Não ignorada. Então, se você acidentalmente clicar em "Limpar conteúdo" no menu de contexto e depois cilcar na opção Não na caixa de diálogo, seu conteúdo será apagado de qualquer maneira.

Craig Bradney descobriu um modo de resolver esse problema e postou a solução no bugtracker do Scribus. Existem três possibilidades:

1) Abra o terminal e digite:

export QT_NO_KDE_INTEGRATION=1 
scribus

2) A primeira opção não é bem confortável, uma vez que você terá que digitar toda a vez que você abrir um novo terminal. Alternativamente, você pode editar tanto o arquivo .bashrc de seu sistema ou do seu diretório pessoal (/home/nome_do_usuário). Isto é recomendado se apenas você utilizar o Scribus. Editar nesse caso apenas significa adicionar:

export QT_NO_KDE_INTEGRATION=1 

ao arquivo. Note que .bashrc é um arquivo oculto no diretório pessoal.

3) Se editar o .bashrc parace algo muito perigoso para você ou mesmo que pode causar problemas para seu sistema, você pode escrever um pequeno script de terminal:

#!/bin/bash
QT_NO_KDE_INTEGRATION=1 /path/to/scribus $@

Salve isto como scribus.sh ou como você quiser. Lembre-se de o tornar executável:

chmod a+x scribus.sh

Então você poderá inicar o Scribus digitando:

./scribus.sh

no terminal.

Isso será extremamente útil caso você possua mais de uma verão do Scribus na sua máquina.

Atualização: No dia 2 de fevereiro a SuSE forneceu um remendo que pode ser instalado usando o YaST no 10.0. Ainda não está perfeito, mas deve solucionar a maioria dos problemas.