Usando sangrias no Scribus

From Scribus Wiki
Jump to: navigation, search
Este artigo é parte da seção de Dicas.
Instalação Uso Questões sobre PDF Outros
Voltar para a página principal

Versão em inglês.

Sangrias, por quê?

A sangria é uma área extra do documento usada para compensar possíveis imperfeições de corte. Veja um exemplo nesse PDF.

A altura da página é de 307mm, ou seja, um página A4 + 1CM.

Esse centímetro extra não é desejado na versão final vista pelo leitor mas esse espaço é necessário para que impeça que faixas (espaços) brancas apareçam em uma área colorida, por exemplo.

No exemplo acima a sangria foi usada apenas no topo e na base da página mas, dependendo da sua impressora (ou gráfica), você talvez precise "sangrar" os quatro lados da página.

Básico

O recurso de sangria está no roadmap do Scribus 1.3.6. Enquanto isso, aqui vai algumas alternativas em situações reais cuja a sangria é necessária:

Por favor, note que as marcas de corte não são absolutamente necessárias. Se você conseguir mostrar para um burro o que você quer, sua gráfica conseguirá alcançar o mesmo ajuste feito por você. Verifique se os elementos que estão na área da sangria estão ajustados corretamente com cada borda do papel. Caso contrário o esquartejador vai cortar uma boa parte do seu trabalho :)

  • Ajuste o documento com um espaço de 1/16 de polegada (ou até menos, se possível) menor que seu tamanho real.
  • Alargue na impressão (digamos 102%) e faça o ajuste.
  • Faça com que todo o layout se ajuste um página mais larga e, manualmente, insira as marcas de corte (coloque-as em um arquivo modelos para economizar tempo em arquivos de múltiplas páginas).

Estas são as alternativas. Isto não é para dizer que o suporte à sangria não é importante!