Trabalhando com quadros de texto: Difference between revisions
No edit summary |
|||
Line 189: | Line 189: | ||
[http://wiki.scribus.net/index.php/Working_with_text_frames back to top] | [http://wiki.scribus.net/index.php/Working_with_text_frames back to top] | ||
== | ==Propriedades: Aba linha== | ||
A linha de um quadro de texto se refere a borda do quadro. A primeira coisa que você deve notar é que o valor padrão da cor de linha é 'nenhum'. Você precisa determinar uma cor para poder configurar a linha ou então as alterações não serão aplicadas. | |||
==Properties: Color Tab== | ==Properties: Color Tab== |
Revision as of 20:04, 21 May 2006
Instalação • Uso • Questões sobre PDF • Outros |
Versão em inglês.
A intenção desse artigo é listar as operações pertencentes aos quadros de texto.
Em atualização
Criação
Para criar um quadro de texto:
- Clique no ícone de quadro de texto na barra de ferramentas;
- Selecione o menu Inserir > Quadro de texto ;
- Pelo teclado: T, ou Alt+N.
Isto habilitará o seu mouse à posicionar e redimensionar o quadro de texto. Clique e segure o botão do mouse e então arraste-o diagonalmente na página. O clique determina um canto do quadro, você deve o arrastar no sentido oposto a esse ponto (na diagonal).
Para apagar:
Apague um texto selecionado pressionando a tecla Delete ou, alternativamente, Ctrl+X.
Menu de contexto
Clique com o botão direito do mouse no quadro para que o menu de contexto/propriedades apareça. Ele contém várias operações comuns de quadro, snedo uma das mais importantes a função para converter quadros de texto em outros tipo de quadros.
Tamanho e Posicionamento
Nesse momento você achará que a Paleta de Propriedades é uma ferramenta indispensável para trabalhar com o Scribus. Se ela não estiver sendo mostrada, mostre-a através do menu Janelas > Propriedades. A aba XYZ mostra informações precisas sobre a posição espacial do quadro no eixo X e Y, a largura e altura do quadro e sua rotação. Note que essas informações apenas estão disponíveis quando um item está selecionado.
Redimensionar e posicionar
Com o mouse:
- Clique e arraste em qualquer lugar do quadro para deslocá-lo. Os quadros podem ser posicionados até mesmo fora da página ou entre elas, dependendo da versão do Scribus que você está usando;
- Clique e arraste qualquer um dos pequenos retângulos vermelhos dispostos sobre a borda do quadro para redimensioná-lo.
Usando a paleta de propriedades:
Existem três modos de alterar as configurações:
- Editando através do teclado;
- Alterando os valores pelas setas ao lado de cada valor;
- Usando a roda do mouse em cada valor --normalmente deixar o cursor sobre o valor já é o suficiente, se não, clique primeiro sobre o valor.
Nas opções 2 e 3, segurar a tecla Ctrl, Shift ou Ctrl+Shift, dará uma precisão decimal ao deslocamento. Veja mais em Atalhos de teclado por tecla. Os valores são proporcionais por padrão. Se você deseja alterá-los em um proporção diferente da original, desmarque as "correntes".
Para alguma ajuda adicional
- No menu Página selecione Atrair para a grade (v1.2.4: menu Visualizar > Atrair para a grade) para que os quadro fiquem "grudados" às linhas de grade na página. Exiba ou oculte a grade através do menu Visualiar > Mostrar grade (a grade não é impressa ou se torna parte de um PDF, ela serve apenas como referência).
Você pode ajustar os espaçamentos de pauta da grade pelo menu Arquivo > Preferências > Guias.
- No menu Página selecione Atrair para a guia (v1.2.4: menu Visualizar > Atrair para a guia) para que os quadro fiquem "grudados" às linhas de guia na página. Exiba ou oculte a grade através do menu Visualiar > Mostrar guia (a guia também não é impressa ou se torna parte de um PDF).
Você pode ajustar a guia pelo menu Arquivo > Preferências > Guias ou em Página > Gerenciar guias.
Rotação
Com o mouse:
Clique no ícone de rotação na barra de ferramentas (Tecla R) e em seguida dentro do quadro. Rotacione no ângulo desejado.
Com a paleta de propriedades:
Funciona da mesma forma que a descrita no item acima. Note que há ainda a opção de escolher qual ponto de rotação será utilizado (o conjunto de botões de seleção).
Copiando quadros e operações similares
Há diversas maneiras de copiar ou mover quadros.
- O tradicional copiar, recortar e colar (Teclas Ctrl+C, Ctrl+R e Ctrl+V), acessíveis pelo menu Editar ou pelo menu de contexto. Para colar em um página diferente da selecionada, vá até a página que você deseja adicionar o item e então cole-o — o quadro terá as mesmas coordenadas que na página original;
- A opção dublicar (Teclas Ctrl+Alt+Shift+D), Editar > Duplicar. Isto cria uma cópia do objeto original na camada acima do objeto copiado;
- O menu Item > Duplicações Múltiplas,para criar quantas copias automáticas você quiser do mesmo objeto com uma diferença seqüencial de deslocamento. Você também pode usar esse item para determinar o deslocamento de uma única cópia (assim a opção Item > Duplicar irá usar o mesmo deslocamento;
- E por fim, o bloco de rascunhos -- Item > Enviar para o bloco de rascunhos (v1.3.x) ou pelo menu de contexto. Isto criará uma cópia nomeada do quadro selecionado e seu conteúdo no bloco de rascunhos. Para obter um item salvo no bloco, selecione o menu Janelas > Bloco de rascunhos (Ferramentas > Bloco de rascunhos no v1.2.4) para exibir os item em seu bloco.
Note que você também pode salvar todo o conteúdo do bloco de rascunhos em um arquivo separado que poderá ser carregado e usado em um outro documento.
A prática o mostrará que até mesmo quadros fora das páginas podem ainda ser copiados, duplicados e manipulados em diversas maneiras. Eles serão salvos na posição em que estão. Se você tentar gerar um PDF, você receberá um aviso que objetos estão fora da página, e, caso você o ignore, o PDF não terá esses objetos. Além disso, especialmente em grandes documentos com múltiplas páginas, você pode perder o controle desses objetos que não fazem parte do documento.
Edição do texto
Editor de História: (no scribus 1.3.x)
Com um quadro de texto selecionado, clique no botão do Editor de História na barra de ferramentas (Teclas Ctrl+Y).
O Editor de História é o modo mais eficiente de editar o texto. Ele exibirá as cores corretamente, mas não renderizará a face da fonte (não nessa versão de desenvolvimento atual).
Há diversas opções para serem acessadas diretamente no Editor de História, como cor, espaçamento, estilos em geral, tipo de fonte, alinhamento etc.
Você também pode criar estilos de texto, em vez de configurar manualmente cada parágrafo. Esse recurso é muito eficaz e veloz, além de oferecer uma opção de padronagem dos estilos do documento, mantendo a consistência da composição.
Editando a partir da página principal:
Clique no ícone Editar Conteúdos na barra de ferramentas (Tecla E) e clique dentro do quadro que você deseja editar (você pode clicar duas vezes dentro o quadro também). O cursor piscante aparecerá.
Você também pode selecionar e alterar as propriedades do texto/seleção através da aba
Texto dentro da paleta de Propriedades.
Editando todo o texto no próprio quadro:
Se o quadro não estiver selecionado, clique no ícone de seleção de itens na barra de ferramentas (Tecla C - se você já estiver no modo de edição de texto ele interpretará isso como um texto) e selecione o texto que você deseja editar.
Se nesse momento você alterar alguma configuração através da paleta de propriedades, todo o texto no quadro será modificado.
Caracteres especiais e acentos de línguas estrangeiras
Você pode inserir acentos de línguas estrangeiras, símbolos especiais não disponíveis no seu teclado além de outros caracteres (como quebras, espaços, ligaduras, marcas de comentários etc). Essas opções estão disponíveis dentro do meu Inserir.
- Se o você não consegue ver um caractere selecionado, provavelmente a fonte que você está usando não o suporte (só porque ele é exibido no editor de história, não significa que ele será visto na página).
Carregando um texto a partir de um arquivo
Carregue um texto através do meu de contexto/propriedades (clique com o botão direito no quadro) na opção Obter Texto ou através do menu Arquivo > Importar > Obter Texto. Você também pode usar a opção Acrescentar Texto (o seu texto fica ligado ao arquivo fonte).
Ligando um quadro ao outro
O texto pode continuar de um quadro a outro na mesma ou diferentes páginas. Para isso é preciso que você conecte os quadros. Primeiro selecione o quadro de "origem" e clique no ícone Conectar Quadros (Tecla N), agora clique no quadro a ser conectado ("origem") --pronto. Se você quiser ligar mais quadros, você terá de fazer o mesmo que dito acima, porém em vez de selecionar o primeiro quadro, você deve selecionar o segundo e conectar ao terceiro, do terceiro para o quarto, do quarto para o quinto e assim vai.
Níveis e camadas
Quadros em geral, não apenas quadros de texto, são representados em um espaço bidimensional no eixo X e Y. Cada quadro é disposto como um bloco de notas — cada folha é posta uma sobre a outra — sendo que essas folhas podem ter sua posição alterada, deixando a primeira folha no fundo e a última no início, por exemplo. Esse controle é feito pela janela de Níveis (dentro do menu Janelas).
Ainda sim, para uma melhor organização dos items, você pode criar um conjunto de camadas para que cada conjunto de objetos seja disposto em diferentes níveis de camada (níveis entre camadas) e objetos (níveis de diferentes objetos na mesma camada).
Aba XYZ
Alguns botões e suas funções:
- Espelha o quadro selecionado na horizontal ou na vertical;
- Trava o quadro (tamanho, posicionamento, conteúdo etc);
- Trava o tamanho do quadro (note que os retângulos vermelhos desaparecem);
- Habilita ou desabilita a impressão. Por que? Bem, você pode querer ter um quadro em uma página que é um lembrete ou uma anotação qualquer que você não queira imprimir, com anotações de cores, tamanhos, contatos etc.
Forma e Quadros
Através da aba Forma na paleta de Propriedades, você pode alterar o formato do seu quadro, editando-o com as ferramentas de edição vetorial (editor de nós/ponto de controle), desse modo você pode dar o formato que desejar ao quadro.
Outras formas angulares e quadros de texto:
Você pode usar a ferramenta de criação de polígono para criar formas que posteriormente poderão ser convertidas como quadros de texto, através do menu de contexto/propriedades Converter em > Quadro de Texto.
Properties: Shape Tab
Click the Shape tab in Properties. Near the top is a button with a square in the center. If you click that button, you may quickly switch to one of a group of set shapes from your original rectangle. In addition, if you click Edit Shape, you now have full vector-editing control of your shape.
Another angle on shapes and text frames:
You may also use the Polygon tool on the toolbar (use will be described in detail in another section) to create a regular polygon, which may then be converted using the Context Menu (right-click in the polygon) to Convert To > Text Frame. Note that before you enter text, you may want to change the background color of the frame.
Round Corners
Causes an adjustable degree of rounding of the Text Frame corners. Also note the effect of negative values.
Distance of Text
Columns, Gap: Set the number of columns inside the frame and the gap between columns.
Top, Bottom, Left, and Right adjust the space from the edge of the frame to the text inside.
Tabulators: For setting tab stops within your frame.
Text Flows Around Frame
Use this to determine what happens with text underneath the selected frame.
Remember Levels & Layers?
[1]
Properties: Text Tab
The top two buttons are straightforward: font face and style. Remember that if you are in Select Item mode, as opposed to Edit Contents mode, changes in the font settings will change all the text in the frame. To modify only some of the text, switch to Edit Contents mode (keyboard: E), then highlight the text you wish to modify.
Next is a block of six requestors with number values:
- Left top is font size
- Left middle is the space between lines of text. When you are in Select Item mode, this will automatically change as you adjust font size (but can be adjusted afterward independently), in Edit Contents mode it will not.
- Left bottom is the width of characters -- note that height remains constant
- Right top raises (positive values) or lowers selected characters from the baseline. This adjustment is not present in Story Editor.
- Right middle is kerning: the distance between characters
- Right bottom adjusts height of characters -- note that width remains constant, and that characters remain on the baseline.
As described above in Resizing, Repositioning, there are three ways to change these values.
There are two color buttons next, the top referring to the outline and/or shadow if selected (see below, items 8 and 9), and the bottom to the fill color. Aside from the hue, you may also adjust saturation - click on the number for a list of choices.
A row of buttons follows, so from left to right:
- Underline, including spaces between words. Adjustable line width, vertical position. No adjustments in v1.2.4
- Underline, characters only. Adjustable line width, vertical position. Not available in v1.2.4
- Subscript. You may also want or need to adjust size. For v1.2.4, adjustments are in Effects > Preferences > Typography
- Superscript. Size is separately adjusted. For v1.2.4, adjustments are in Effects > Preferences > Typography
- All caps. Applies to letters. Not available in v1.2.4
- All small caps. Letters only; sizes of other characters and capitalized letters not affected.
- Strikethrough. Line width and position adjustable. No adjustments in v1.2.4
- Adds an outline to the font, width adjustable. No adjustments in v1.2.4
- Creates a shadow, in essence a duplication of the character, just "behind" it, position adjustable. You may have both an outline and a shadow, but both will have the same color and shade. Not available in v1.2.4
- Reverse (horizontal mirror image) of selected letters.
The next row of buttons selects justification. The rightmost button forces every line to be fully justified, which can produce unexpected results.
The Style button allows for easy application of a set of font features. There are no default styles, these are user-created. See the Menu item Edit > Paragraph Styles... or Edit > Line Styles... to create a New style, or Save and Import styles.
Lastly, the Language button chooses a language for automatic hyphenation.
Propriedades: Aba linha
A linha de um quadro de texto se refere a borda do quadro. A primeira coisa que você deve notar é que o valor padrão da cor de linha é 'nenhum'. Você precisa determinar uma cor para poder configurar a linha ou então as alterações não serão aplicadas.
Properties: Color Tab
As noted above, the Line Color refers to the border of the frame, with the default being None.
Fill Color means background color of the frame. None for a Fill Color means that the background is transparent. Text Color can be set in the Text Tab in Properties, or in Story Editor.
Shade refers to saturation of the color, so that 0% should represent a neutral grey scale color. Opacity refers to the relative opacity/transparency, with 100% being totally opaque, 0% totally transparent. It is worth noting at this point that some PDF versions and some PDF viewers do not support transparency.
Overprinting versions 1.3.4 and above
Knockout versus Overprinting are described here.
Please note that you are not limited to colors you see displayed in the Color Tab, nor are you compelled to have all these choices. See the Menu item Edit > Colors to add, edit, or remove colors. Removing colors can simplify the use of Scribus, and does reduce saved file size.
Relacionados
Para um tutorial iniciante mais completo sobre o Scribus, veja esse artigo do Leandro Soriano, da UFMG.