Entendendo o Scribus:6

From Scribus Wiki
Jump to: navigation, search
 Entendendo o Scribus
Autores atuais:   Autores da Wiki do Scribus
Autor original:   Niyam Bhushan, 2004
Licença:   GNU Free Documentation License, Versão 1.2
Título original:   Get Started With Scribus 2006
    
 Capítulo VI
editar

Introdução

  1. O que você pode fazer no Scribus
  2. Scribus e seus primos
  3. Em branco...
  4. A Capa
  5. Trabalhando com camadas na página
  6. Criando múltiplas páginas
  7. Criando layouts de página definitivos
  8. Design com gráficos e liberdade
  9. Mandando ver com gráficos SVG
  10. Publicar exige Liberdade.PDF
  11. Viajando à velocidade do Scribus
  12. Contribuidores
  13. GNU Free Documentation Licence


Criando múltiplas páginas

Designs de páginas exclusivos

As páginas de nossa revista medem 210 por 280 mm, como dito anteriormente. Mesmo assim, nem todas as páginas terão a mesma aparência, obviamente. Usaremos 3 páginas para os nossos artigos de "capa" com duas ou mais colunas, além de um grande nariz (espaço livre na página). Noutra página criaremos um formulário de retro-alimentação -- do tipo "dê sua opinião", "o que você achou" etc -- que pode conter apenas linhas e colunas. Deixemos outra para o índice.

Na página da matéria de capa, usaremos 3 (duas e meia, na verdade) colunas: Duas para textos e meia coluna de área livre à extrema direita ou esquerda da página. O nome da seção ficará no topo, como tradicionalmente se usa. Para criar uma consistência e unidade na aparência da revista, leia-se layout, utilizaremos o recurso de Páginas Mestre. Nele, poderemos definir o posicionamento de colunas, quadros (tanto de texto quanto de imagem) além de outros elementos gráficos comuns às páginas de destaque. Depois de criado, basta aplicar o modelo às páginas que você desejar e adicionar textos, imagens e outros elementos gráficos. No design gráfico, esse modelo de páginas (conhecido como Templates e/ou Master Pages) são criados sempre previamente à criação do artigo, seção ou mesmo da revista em questão. É comum utilizar 10, 15 até 20 modelos de páginas para cada seção em uma revista. Imagine esse modelo como uma planta de uma casa. Nela será definido as dimensões dos cômodos, a quantidade de salas, banheiros e quartos, a posição das portas e janelas, etc. Posteriormente, e seguindo essas diretrizes, que atende anteriores, será escolhido o tipo de janela, de portas, o acabamento, as luminárias, mobilia... Ou seja, a "decoração".

☺ 

Você pode consultar o nosso artigo Trabalhando com Páginas Mestre para aprender mais sobre as Páginas Mestre no Scribus.

Criando uma Página Mestre

Vá ao menu Editar > Páginas Mestre. Uma caixa de diálogo listando os modelos existente aparecerá. Você verá apenas um modelo existente chamado de "Normal". Este é o modelo que você tem usado na capa. Clique no botão Novo e entre com o nome "DestaquesE" quando requisitado. A partir no menu de seleção, escolha Página Esquerda. Você terá uma página branca com linhas azuis marcando as margens.

Agora vá ao menu Página > Gerenciar guias. Nós iremos adicionar algumas guias verticais e horizontais à página. Não se preocupe: Essas linhas não serão impressas, elas apenas servem para guiá-lo no posicionamento preciso de textos e elementos gráficos.

Valor de entrada com operações matemáticas

A página esquerda possuiu uma margem de 20 mm a partir da borda. Dentro desta margem deixaremos meia coluna de espaço livre, 45 mm. Na diálogo de gerenciamento de guias, clique em Adicionar na seção vertical e digite 20+45 no campo Posição X. Sim, o Scribus fará operações matemáticas simples nos campos que requerem uma entrada numérica (você pode entrar até com "30 mm + 1.5 in" para operar entre diferente unidades). Adicione outra guia vertical a 122.5 mm e mais uma a 127.5 mm. Agora adicione uma guia horizontal a 265 mm. Importante: Marque a opção Travar guias para que elas não sejam movidas acidentalmente. Clique OK.

FYug-guias.png

Número de página

Adicione uma faixa no topo baseando-se nas seguintes instruções:

  • Crie um retângulo alongado com 107.5 mm de largura, 10 mm de altura e Posição X em 20 mm (deixe Posição Y em 0).
  • Abra a paleta de propriedade na aba cor e altere a cor de preenchimento para "Red" a uma opacidade de 69%. Lembre-se de deixar a cor de linha em "Nenhum".

Agora crie um quadro de texto com as seguintes dimensões:

Fonte Conteúdo Parâmetros
Luxi Sans Regular KHAJURAHO L: 102 A: 6.5 Pos.X: 25 Pos.Y: ao seu gosto T: 12.0pt E: 100 ~ 155% EL: 15pt
(T=tamanho da fonte, E=entre-letras, EL=espaçamento de linha)
Khajuraho.jpg Como dá pra ver na imagem, este cabeçalho é construído por uma retângulo vermelho com um quadro de texto sobreposto de fundo transparente. Você conseguiria o mesmo criando um quadro de texto com o fundo vermelho e ajustando os espaçamentos da borda superior e da esquerda através da aba Forma nas propriedades. Vários caminhos levam a Roma no Scribus.

Outro quadro:

Fonte Conteúdo Parametros
Luxi Sans Regular Ctrl+# | FREEDOMYUG | MONSOON 2004 L: 165 A: 8 Pos.X: 15
Pos.Y: 263.5 T: 9pt E: 10.8 ~ 15% EL: 5.pt
Aqui vai algo novo: Teclas Ctrl + #. Este comando denota a numeração automática de página que será incrementado a cada página. Você verá isto apenas como um # (sharp) no seu quadro de texto no modo de edição de Páginas Mestre.
Pressionar uma vez Ctrl+# permite números de página de apenas um dígito, para 2 números, pressione duas vezes; para três, pressione três vezes e assim pode diante.
Você também pode usar o Ctrl+Alt+Shift+P, mas Ctrl+# será mais fácil de lembrar. O menu Inserir > Caractere > Número de página também tem efeito similar. Lembre-se que você precisa estar no modo de edição de quadro (clique duas vezes dentro do quadro para habilitá-lo).
ATENÇÃO: O Ctrl+# não funciona em teclados não-US Standart (como é o nosso caso com o ABNT e ABNT II). Você pode alterar o atalho ou usar uma outra combinação. Para alterar o atalho, basta ir ao menu Arquivo > Preferências > Teclas de atalho e alterar para Ctrl+3, por exemplo.

Novo Modelo: Página direita

Anteriormente criamos o modelo para a página esquerda, agora, criaremos da página direita. Clique em Novo na paleta de Páginas Mestre e entre com o nome "DestaquesD". Escolha Página direita no menu desta vez. Abra novamente o gerenciador de guias e adicione as seguintes guias:

  • Vertical: 82.5 mm, 87.5 mm e 145 mm.
  • Horizontal: 265 mm.

Como feito no "DestaquesE", adicione a faixa no topo com igual dimensão mas alinhando com a guia vertical em 82.5 mm e com a guia da margem direita. Novamente, crie um quadro de texto sobreposto contendo "KHAJURAHO", contudo, use o alinhamento de texto à direita e posicione o quadro 5 mm para dentro da guia de margem direita (em 83.5 no Pos.X). Agora crie o quadro de texto no final da página lembrando de colocar o número de página por último (use o atalho de teclado), como exemplificado abaixo:

FREEDOM YUG | MONSOON 2004 | Ctrl+#

Também justifique esse texto à direita e use a mesma distância da borda direita usada na esquerda (na "DestaquesE"). Você pode usar os operadores matemáticos para subtrair a largura do quadro e a distância da borda pela largura página (Pos.X: 210-165-15).

Clique no botão "Fechar" (X) da caixa de Páginas Mestre para voltar a modo de edição de página.

Movendo Páginas

Gerenciar Páginas

Abra o gerenciador de páginas através do menu Janelas > Organizar páginas. Você encontrará a capa (como primeira página) e 3 Páginas Mestre da seção anterior: Normal, DestaquesE e DesquatesR. Para adicionar uma nova página, clique e arraste "DestaquesE" dos Modelos disponíveis para a área Páginas do documento. Note que a página 2 é instantaneamente criada. Similarmente, clique arraste o modelo "DestaquesD" para criar a 3 e depois repita o processo com "DestaquesE" para criar a 4. Aproxime a página (zoom ctrl++ ou roda do mouse) e note que os números de páginas foram adicionados automaticamente.

Duas colunas de texto por página

Usando as linhas guias em cada página como referência, crie um quadro de texto em cada página usando estas dimensões L: 120 e A: 215. Isto irá alinhar com uma das nossas guias verticais e com a guia de margem vertical interna. Para páginas à esquerda, posicione-as em Pos.X: 65 e Pos.Y: 35, enquanto à direita em Pos.X: 25 e Pos.Y: 35.

Depois, selecione cada quadro de texto e na aba Forma das propriedades, digite 2 no campo Colunas e 5 no campo Espaço. Cada quadro de texto agora possui duas colunas. Desmarque a opção O texto flui ao redor do quadro na aba XYZ em cada quadro.

Alguns poupa-tempos:
  • Copie seu primeiro quadro de texto (Editar > Copiar ou Tecla Ctrl+C) e vá até as páginas subseqüentes e cole (Editar > Colar ou Tecla: Ctrl+V). Reposicione como necessário na página direita. Você também pode duplicar o item e então movê-lo para a página em questão (Tecla Ctrl+Alt+Shift+D).
  • Envie o quadro para o Bloco de Rascunhos (botão direito > Enviar para o Bloco de rascunhos ou Item > Enviar para o Bloco de rascunhos). Abra o Bloco usando o menu Janelas > Bloco de Rascunhos e clique e arraste o quadro para dentro da página em questão.
  • Ajuste as colunas antes de copiar o quadro para outras páginas.

Use estilos de parágrafos consistentes

Como dito anteriormente, uma boa publicação requer estilos e modelos consistentes. A formatação para o texto principal precisa ser igual em todas as páginas e em todas as matérias. Similarmente, estilos de manchetes, legendas e submachentes também precisam ser usados consistentemente na revista. Em vez de definir manualmente as propriedades de fontes (como tamanho, estilo, cor etc) toda vez, o estilo ajudará a fazer todo esse trabalho apenas em uma.

Editar Estilos

Definindo estilos de parágrafos

Aqui vai uma captura de tela dos estilos de parágrafos que a nossa revista terá. Você pode acessar a lista pelo menu Editar > Estilos de parágrafos.... Vamos criar alguns estilos para a nossa revista então. Na diálogo de estilos, clique em Novo. Uma janela de edição de estilo aparecerá. Escolha seu tipo de fonte, tamanho, alinhamento e espaçamento de linha.

Crie os estilos para todos elementos, como exemplificado abaixo:

Estilo Fonte Tamanho Outros
7passos Luxi Sans Regular 6.0 EL: 8.4
TextoDeCorpo Georgia Regular 9.5 EL: 13.5
CaixaMatéria Luxi Sans Regular 8.0 EL: 10.8
CaixaMatériaManchete Luxi Sans Bold 18.0 EL: 21.6
CaixaMatériaSubManchete Luxi Sans Bold 9.0 EL: 10.8
GyaanTextoDeCorpo Georgia Regular 9.0 EL: 11.4, Capitulação: 2 linhas, 0 distância
GyaanTextoSimples Georgia Regular 9.0 EL: 11.4, (sem capitulação)
Nome-título Georgia Regular 84.0 EL: 100.8
NovoEstilo Georgia Regular 84.0 EL: 100.8
NúmeroDePágina Luxi Sans Bold 8.0 EL: 9.6
NomeDaSeção Luxi Sans Bold 9.0 EL: 10.8
SubManchete Luxi Sans Bold 9.5 EL: 13.5

Flua seu texto

Clique com o botão direito no primeiro quadro de texto na página 2. Do menu de contexto, selecione Obter texto... Navegue até o diretório FYug dito no início do tutorial. Selecione o arquivo khajuraho.txt e clique em Abrir. Você notará que o texto flui nas duas colunas do quadro. A direita inferior do quadro de texto, você verá o quadrado branco com o X dentro (denotando que o quadro contém excesso de texto e não consegue exibi-lo.) Selecione este quadro e então, na barra de ferramentas, clique no botão Conectar quadros de texto (próximo ao Editor de texto) e depois clique no quadro de texto da página seguinte.

Manipulateicons1331.png Da esquerda pra direita: Rotacionar objeto, Zoom, Editar conteúdo, Editor de História, Conectar quadros, Desconectar quadros.

Voila! O texto flui entre o quadro da primeira página para o quadro na segunda página. Usando a mesma técnica, adicione as conexões entre os quadros remanescentes.

Lembre-se desta seqüência: Selecionar quadro de origem, clicar no ícone e clicar no quadro de destino.

☺ 

O artigo Trabalhando com quadros de texto
dá mais detalhes sobre o assunto.

Formatando o texto de corpo

Você notará que o texto em cada página possuiu uma formatação qualquer (sua fonte padrão, na verdade). Clique no primeiro quadro (o de origem) de texto da seqüência conectada (o da página 2) e vá até a aba Texto nas propriedades. Escolha "TextoDeCorpo" na lista de estilos próxima a Estilos. Veja que você pode inclusive escolher um idioma (para que a hifenização funcione corretamente, selecione Português (BR).) Isto é importante em documentos multilinguais.